Análise: Alcolirykoz - No Está En Venta, Prod. El Arkeólogo (2019)

Introdução
Continuamos com mais um clássico de Alcolirykoz – No Está En Venta, Prod. El Arkeologo (2019), do álbum Aranjuez. É produzido por um dos constituintes deste grupo, Gambeta, também conhecido por Arkeólogo. Facto interessante: Segundo Pavas (agosto de 2017), conforme é referido na plataforma da estação Radionica, a razão que o leva a ter esse nome é "o fascínio particular por redescobrir tesouros nas músicas para dar-lhes uma nova vida ao som do Hip Hop." (tradução minha). É desta forma que segue esculpindo a sua arte, escavando e encontrando verdadeiras relíquias musicais, de qualquer campo, que reinventam e influenciam a sua forma de fazer música.
A música em reflexão trará temas como: a resiliência, manter-se fiel a si mesmo, as lutas enfrentadas na indústria musical, entre outros.
Lançamento e Vídeoclipe
Esta música foi lançada em 2019 e conforme mencionado, pertence ao álbum Aranjuez. É parte de uma triologia, que foi nomeada de "Aguinaldo", que denomina o ato de se dar um presente a alguém no Natal. Da mesma, fazem parte a presente música "No Está En Venta"; "Aranjuez" e "Pambelé".
Ao longo do videoclipe há referência a vários elementos presentes na cultura popular e romântica colombiana, como artistas de "bolero" (música com um ritmo lento), o coro alusivo à cumbia (um estilo de música afro-caribenho), a cerveja Pilsen (clássica em Antioquia, sobre tudo Medellín).
Análise Gambeta
Analisando a música em si, Gambeta faz uma referência a Sebastián Yatra, um cantor e compositor Colombiana, que foi criado em Miami e, segundo ele, comprou uma carreira na música, expressando-o através da expressão "hijos de Yatra, su mayor talento es malgastar la fortuna de papá". Sendo assim, "Yatra" faz referência a jovens ricos, de classe alta que por influência, cunhas e dinheiro dos pais, conseguem ter visibilidade e atingir o sucesso.
Tamb´ém é vincada uma forte crítica política, quando Gambeta remete aos 'fajardos', através do verso "tibios, esto está lleno de Fajardos". Fajardo é um tipo de político que tenta agradar a todos, que enquanto é candidato é centrista e neutro , ou seja, não apoia nem a direita, nem a esquerda, mas no final, quando chega à presidência tira a sua máscara e revela a sua natureza extremista e fachista.
Gambeta descreve que o seu sucesso foi obtido através de trabalho árduo, criticando também a indústria musical por desvalorizar artistas femininas.
Análise do Refrão e Influências Musicais
Análise Kaztro
Os versos de Kaztro reforçam o seu sentido de identidade e transmitem um sentimento de honra pelo seu valor artístico e uma implicação negativa quanto a concordar com as expectativas da indústria especialmente quando menciona "disqueras que solo saben comprar, han ofrecido plata por mi música pa' que la haga mal".