Análise: Chullage - Rhymeshit Que Abala, Prod. Sam The Kid (01-01-2001)

12-11-2023

Discografia 

  • Vinil "Mulher da Minha Vida/Rapresálias" (2001);
  • RAPresálias (Sangue, Suor e Lágrimas)  (2001);
  • Rapensar (Passado, Presente e Futuro) (2004); 
  • Rapressão 1 (2012).

Rhymeshit que Abala

Analisamos a música Chullage – Rhymeshit Que Abala, Prod. Sam The Kid (2001), que integra o seu álbum de estreia RAPresálias (Sangue, Suor e Lágrimas). Este álbum contém beats de produtores nacionais como o DJ Cruzfader, Sam The Kid, Sas e DJ Kronik.

Depois da participação em várias Mixtapes, Chullage lançou o seu primeiro trabalho de originais em Julho de 2001, com selo Lisafonia e distribuição Edel, o álbum "Rapresálias (Sangue Lágrimas Suor)". Este disco tornou-se a primeira edição independente de Rap Português a ultrapassar três mil discos. Finalmente, um artista do underground nacional conseguia levar o seu trabalho até uma audiência maior. A estreia do teledisco "Rhymeshit Que Abala" nos canais televisivos Sol Música e SIC Radical permitiu igualmente esta maior divulgação. Chegou a ser nomeado para os prémios Blitz nas categorias de "Álbum do Ano" e "Artista Revelação do Ano".


Verdadeiro terramoto, este disco, que aliava um forte discurso social e politico a uma invulgar capacidade poética, revolucionou o rap português pela forma como foi editado e distribuído e pelo número de vendas alcançado, tornando-se a primeira edição independente a ultrapassar as 3500 unidades vendidas. Influenciando todo o resto do movimento hip-hop nacional , este álbum marcou para sempre a historia do rap de Portugal e chegou a ser nomeado para os prémios blitz nas categorias de "Álbum do Ano" e "Artista Revelação do Ano". 

O tema Rhymeshit que Abala, teria sido inicialmente gravado como versão embrionária ou inicial (demo), num beat de D-Mars, que consta no documentário Chullage e o clássico Rhymeshit Que Abala com Sam The Kid e D-Mars. O beat definitivo, que contém o sample da canção de Fernando Tordo, Dueto a Uma Só Voz, de 1974, como demonstrado neste vídeo, acabaria por ser da autoria de Sam The Kid. O videoclipe desta música pode ser assistido clicando Aqui. Segundo Sam The Kid, a faixa Realidade Urbana, do seu álbum Sobre(tudo), publicado em 2002 (grande parte dos sons teria sido gravado em 2001), "o ambiente, muita gente considera aquilo, como gosto de chamar, a tangerina. O Rhymeshit Que Abala é a laranja, esta é a fórmula semelhante. Embora, a temática seja ligeiramente diferente, não estamos a falar propriamente da mesma coisa. Mas, tem aquele arpeggiator, tem ali uma vibe semelhante". 


Na música menciona-se a sua primeira crew, 187 Squad e a crew à qual ainda atualmente pertence, Red Eyes Gang, de Arrentela, zona onde viveu. Existe um artigo interessante que menciona esta zona/comunidade, que pode ser acedido clicando aqui.

Foi para Inglaterra (Entrevista no Maluco Beleza do Sam The Kid parte 1 ou 2)...

Formou-se em Sociologia. É ativista numa associação em Arrentela.

Canta em crioulo.


https://arquivos.rtp.pt/conteudos/chullage/


https://www.youtube.com/watch?v=QailO7I66uU

Arrentela, Red Eyes Gang

https://chordu.com/chords-tabs-chullage-rhymeshit-que-abala-letra--id_4niZATLEQGY

© 2023 Luís Gonçalves. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora